Loja Rua Santa Cecília, 1744 - Santa Cecília. Exposições em Feira de Antiguidades do Mercado Público e Brique da Redenção - Box 37. Contatos: imperialphoto@hotmail.com (51) 92257305 - 91757243.



quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Emilio Biel, o fotógrafo da Casa Real Portuguesa.



(Temos este exemplar em nosso estoque!)



Karl Emil Biel, conhecido como Emílio Biel (Amberg, 1838 - Porto, 14 de Setembro de 1915), foi um negociante, editor e fotógrafo alemão, considerado um dos percursores da fotografia em Portugal.

Depois de uma curta passagem por Lisboa estabeleceu-se no Porto em 1860, com apenas 22 anos, onde se dedicou ao comércio e à edição de livros, sendo considerado um dos introdutores da fototipia em Portugal. Como editor, publicou uma edição de Os Lusíadas, considerada uma raridade nos dias de hoje, e importantes obras sobre fotografia portuguesa. Possuía a representação no nosso país de firmas como Coats & Clark, Benz, entre outras.

Entre 1862 e 1864 teve uma casa de venda de botões na Rua da Alegria. Em 1874 comprou a Casa Fritz (mais tarde conhecida por Casa Biel) na Rua do Almada, casa comercial dedicada à fotografia, iniciando, assim, a sua carreira no mundo da fotografia. Mais tarde, a "E. Biel & Cia" passou para o Palácio do Conde do Bolhão, no n.º 342 da Rua Formosa.
A par do trabalho de estúdio da Casa Biel, dedicou-se também à fotografia paisagística e de grandes obras de engenharia. Em 1885 iniciou o levantamento documental e fotográfico da construção do caminho-de-ferro em Portugal assim como doPorto de Leixões em Matosinhos entre 1884 e 1892. Foi também photografo da Caza Real, na época do rei D.Fernando de Saxe-Coburgo-Gota, também de nacionalidade alemã.

Em resultado das suas frequentes viagens pelo país, Biel editou no Porto, entre outras, uma obra de oito volumes -- A Arte e a Natureza em Portugal -- com um capítulo exclusivamente dedicado a esta cidade. O seu espólio, actualmente na posse do Arquivo Histórico Municipal do Porto, é rico de imagens de alta qualidade técnica, estética e documental.
Personalidade multifacetada e um apaixonado por todas as inovações tecnológicas que na época despontavam, foram várias as actividades em que se destacou: instalou a luz eléctrica em Vila Real, foi administrador da Empresa das Águas do Gerês, conduziu o primeiro eléctrico que fez a carreira da Batalha às Devesas, introduziu a primeira instalação de luz eléctrica no Porto e o primeiro telefone. A par deste interesse pela inovação tecnológica, Biel também se dedicou à colecção de borboletas, que se encontram no Museu de Zoologia da Universidade do Porto, e cuja colecção é considerada uma das maiores do mundo.

No início da Primeira Guerra Mundial, pouco antes de falecer, viu todos os seus bens serem confiscados devido à sua origem alemã.

fonte wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário