A
Albumia (Fotografia Albuminada): Técnica de fixação de imagem mais popular do séc.XIX. Utilizava-se a albumia (clara de ovo), cloreto de sódio e nitrato de prata sobre um papel muito fino. A vulnerabilidade desse papel fez com que fosse necessário um segundo suporte para proteção, os cartões. Ver Cartão. (1847 – 1910)
Ambrótipo: Técnica de fixação de imagem. Utilizava-se a placa de vidro como suporte e como emulsão o colódio. Seus formatos aparecem nas seguintes medidas, com raras variações, 6,4 x 8,9 cm e 20,3 x 25,4 cm . ( 1854 – 1870)
Autoria: Nome do fotógrafo e/ou a casa fotográfica que realizou o trabalho.
B
C
Calótipo: Técnica de fixação de imagem. Negativo confeccionado a partir de um papel salgado, que em contato com outro papel salgado gerava a imagem positiva. (1841 – 1855)
Camada Fotossensível: Formadora da imagem.
Cartão: Suporte de papel grosso. Normalmente encontrado suportando fotografia albuminada.
Cartão Boudoir: Dimensões de 12,7 x 20,6 cm , com raríssimas variações. Popular entre 1870 e1900.
Cartão de visita: Encontrados aproximadamente nas dimensões de 5,7 x 10,8 cm . (1854 – 1910)
Cartão Imperial: Dimensões de 20 x25,1 cm. Popular entre 1870 e 1900.
Cartão Vitória: Dimensões de 8,3 x 12,7 cm . Popular entre 1870 e1880.
Combustão espontânea: Fenômeno possível em negativos com base de nitrato de celulose (1888 – 1951).
Coleção temática: Coleção que aborda somente um tema. Natureza, automóveis, aviões, cidades, homens do campo etc.
D
Daguerreótipo: Técnica de fixação de imagem. Imagem formada por uma fina camada de prata sobre placa de cobre. Técnica não possibilitava reprodução. (1939 – 1970)
Danificação solar: Avarias sofridas por ação de raios UV.
Data: Ano em que foi realizado o trabalho. Quando essa informação não estiver disponível deve-se estar atento a elementos que permitam identificar o período. Exemplo: Década de 1890 ou segunda metade do séc. XIX.
Descrição: Elementos que permitem compor mentalmente o ambiente da foto. Exemplo: Homens trabalhando, plantação, alguns cavalos, paisagem campestre.
Diagnostico: Técnica de fixação de imagem. Resultado da pesquisa que o colecionador faz para descobrir o material e a datação da fotografia.
E
Estereoscopia: A natureza e arquitetura do séc. XIX foram impressas em papel albuminado com a dimensão de 7,6 x 17,8 cm , tornando-se tal técnica popular no período de 1850 a 1925. Duas imagens praticamente iguais, a não ser pela diferença de paralaxe, eram coladas lado a lado para que fosse possível a ilusão tridimensional, quando observadas pelo visor estereoscópico. (Retirado de Como tratar coleções de fotografias de Patrícia de Filippi abot. 2002)
F
Ferrótipo: Técnica de fixação de imagem. Método parecido ao Ambrótipo, porem, utilizava-se como suporte uma fina chapa de metal pintada de preta e envernizada. Seus formatos aparecem nas seguintes medidas, com raras variações, 1,3 x 1,3 cm e 8,9 x 11,9 cm . (1856 – 1890)
Fundo: O que está em segundo plano na foto. Exemplo: Campo, praia, rua, ou, fundo branco.
Fungos: Manchas comuns em fotografias armazenadas sem devido cuidado.
Furos: Círculos minúsculos causados pela ação da traça.
G
Gabinete: Formato de fotografia albuminada suportada por cartão. Dimensões aproximadas de 10,8 x 16,5 cm . Popular entre 1863 e 1920.
H
I
Identificação: Dados primários, local, data, autoria, tema.
J
K
L
Lambe-Lambe: (1900 - 1960) Clássica figura da fotografia. Normalmente utilizando uma máquina sobre um tripé, o fotógrafo escondia-se debaixo de um tecido negro atrás da câmera de madeira. O nome Lambe-Lambe tem origem incerta: lambia-se a placa de vidro para saber qual era o lado da emulsão ou se lambia a chapa para fixá-la. Ou a origem pode estar ligada ao antigo processo da ferrotipia. http://pt.wikipedia.org/wiki/Fot%C3%B3grafo_lambe-lambe
Lambe-Lambe: (1900 - 1960) Clássica figura da fotografia. Normalmente utilizando uma máquina sobre um tripé, o fotógrafo escondia-se debaixo de um tecido negro atrás da câmera de madeira. O nome Lambe-Lambe tem origem incerta: lambia-se a placa de vidro para saber qual era o lado da emulsão ou se lambia a chapa para fixá-la. Ou a origem pode estar ligada ao antigo processo da ferrotipia. http://pt.wikipedia.org/wiki/Fot%C3%B3grafo_lambe-lambe
Legenda: Se a fotografia não contem, deve-se ter atenção ao batiza-la. Exemplo: Descendentes alemães, Casal de noivos, Gaúcho a cavalo. Ou, se a imagem é conhecida, pode-se batizar como, Avenida Augusta-SP ou Alberto Santos Dumont, Carmem Miranda.
M
N
O
P
Placa de vidro: Suporte muito utilizado no séc. XIX para confecção de Ambrótipo.
Q
R
Reprodução: Cópia realizada a partir de outra foto.
Reprodução: Cópia realizada a partir de outra foto.
S
Suporte: Superfície que carrega a camada fotossensível. Pode apresentar-se em diversos materiais, como; vidro, metal, papel, madeira, cerâmica, couro, tecido etc.
T
Talbótipo: Ver Calótipo.
U
V
Vinheta: Inscrição no verso, ou na frente, da foto, creditando o estúdio fotográfico. Muito comum em fotografias do final do séc. XIX e início do séc. XX, de suporte cartão.
Vinheta: Inscrição no verso, ou na frente, da foto, creditando o estúdio fotográfico. Muito comum em fotografias do final do séc. XIX e início do séc. XX, de suporte cartão.
W
X
Y
Z