Loja Rua Santa Cecília, 1744 - Santa Cecília. Exposições em Feira de Antiguidades do Mercado Público e Brique da Redenção - Box 37. Contatos: imperialphoto@hotmail.com (51) 92257305 - 91757243.



A Fotografia - Artigo Colecionável


Nos últimos vinte anos, a fotografia deixou definitivamente de ser um mero instrumento ilustrativo da pesquisa para assumir o status de documento, uma matéria-prima fundamental na produção de conhecimento sobre determinados períodos da história,, acontecimentos e grupos sociais. Se, por um lado, foi e ainda é utilizada como janela para o passado, fornecendo, portanto, dados que os documentos textuais não registraram, por outro, a compreensão da fotografia como uma forma de representação abriu inúmeras possibilidades de analise de problemas associados à construção da imagem. Essas novas abordagens valorizam duplamente a fotografia porque dão ênfase não somente aos temas que nela aparecem retratados, mas à forma como esses temas são constituídos. Assim, os atributos técnicos e formais da imagem fotográfica assumem um papel relevante no entendimento de questões ligadas à natureza, cidade, progresso, modernidade, morte, infância, indivíduo, identidade, apenas para citar aqueles temas mais recorrentes. Não é por acaso que o incremento na organização de documentos fotográficos institucionais aconteceu concomitantemente à publicação de repertórios e ao crescimento do uso da fotografia como fonte para a pesquisa. Nessa perspectiva, torna-se fundamental, hoje mais do que nunca, a definição de padrões de qualidade na organização e conservação de fotografias em acervos institucionais e na produção de instrumentos de pesquisa. 



Nesse processo de valorização, a preservação de coleções fotográficas tem merecido cada vez mais atenção e se configura como uma área de atuação relativamente nova dentro dos museus, arquivos, instituições públicas e particulares. Atualmente, já contamos com princípios básicos e gerais, estudados e estabelecidos e, muitas vezes, adaptados à realidade brasileira, que podem orientar a conservação de uma ampla variedade de materiais, tanto nos suportes quanto dos elementos formadores da imagem latente e visual, visando garantir a longa permanência da fotografia. A ampliação do universo documental fotográfico é continua e hoje a inserção dos processos fotográficos digitais e novas tecnologias da imagem, que, em pouco tempo, estarão sendo guardados como documentos históricos e/ou utilizados para a guarda dos próprios documentos.  


Fonte: Como tratar coleções de fotografias, Patrícia de Fillipi, Solange Ferraz de Lima, Vãnia Carneiro de Carvalho. Arquivo do Estado. 2002. SP.